Imagem enviada por
Salomao Jacob Golandski
Salomao Jacob Golandski
O que lembra marcopolo?
Grandes viagens, é claro.
Por isso, há mais de três anos, nós chamamos de "Marcopolo",
o melhor dos nossos ônibus.
E tal foi sua aceitação, que resolvemos trocar para "Marcopolo"
a razão social de nossa própria empresa. Há muitos anos que fabricamos carrocerias de ônibus.
Nossos ônibus andam rasgando as estradas do Brasil e já circulam por diversos países da América do Sul.
Todos eles com a garantia de qualidade de um nome à altura: "Marcopolo", nova denominação de nossa indústria. Um nome que fala de boas viagens e bons negócios
A Marcopolo é uma empresa brasileira fabricante de carrocerias de ônibus. Com sede na cidade de Caxias do Sul, no Estado do Rio Grande do Sul, é a maior fabricante nacional do setor
Pouco da História:
Em 6 de agosto de 1949, os irmãos Nicola - Dorval Antônio, Nelson, João e Doracy Luiz - abriram as portas da Nicola & Cia, uma pequena oficina de chapeação e pintura de cabines de caminhões. Ainda em 1949, a pequena empresa produziu seu primeiro ônibus. A carroceria era feita de madeira, sobre uma estrutura de alumínio, e levou três meses para ficar pronta, já que foi toda montada de forma manual. O veículo deu origem a uma série, produzida a pedido da Transporte Pérola. Em 1952, foi produzida a primeira carroceria metálica e, em seguida, os primeiros chassis fabricados no Brasil.
Poucos anos depois, o pavilhão de dois andares e 290 m2 já não suportava mais o aumento da demanda de produção. Na primeira década de vida, foram produzidos cerca de 600 unidades. Em 1957, os irmãos Nicola começaram a erguer a segunda sede, com 3.100 m2, no recém loteado bairro Planalto. O terreno foi cedido pelo dono da área com o objetivo de incentivar a ocupação do local. Próximo do fim da construção, o capital de giro da empresa acabou. Para não paralisar a linha de produção, a Nicola & Cia abriu o capital, vendendo as suas ações e formando uma sociedade anônima.
A década de 1960 seria muito importante para a empresa. Logo no início, iniciaram as exportações para o Uruguai. Em 1968, a Nicola S.A. apresentou o primeiro ônibus monobloco do país, montado sobre a plataforma do Mercedes Benz O.326. O possante ônibus - o motor possuia 200 HP - marcaria para sempre a história da fábrica. Nas versões rodoviário, rodoviário com toalete e carro leito, o ônibus foi batizado de Marcopolo, em homenagem ao famoso viajante veneziano. O sucesso foi tão grande que o nome virou razão social da companhia. Em 1969, a empresa adquiriu a Carrocerias Eliziário, de Porto Alegre.
Em 1971, passou a denominar-se Marcopolo S.A. Carocerias e Ônibus. Em 1992, mudou sua denominação para Marcopolo S.A.
Os anos 70 foram de forte crescimento para a Marcopolo. Com a crise do petróleo, o governo fez apelo para que as pessoas usassem mais ônibus. A forte demanda turbinou a empresa. Os novos ônibus vieram com novidades, como o motor dianteiro, o teto reto, as janelas maiores (linha Veneza), além do micro-ônibus e do chassi tubular. Veio também a necessidade de ampliação da fábrica. Em 20 de fevereiro de 1981, foi inaugurada a atual unidade fabril, construída em Ana Rech, distrito de Caxias do Sul, em uma área de 223.832 m2.
Site:
A ética em primeiro lugar!
Fotografias de livre circulação,
desde que conceda ao autor os devidos créditos.
Postagem de João Manoel
(Equipe Litoralbus)
Fotografias de livre circulação,
desde que conceda ao autor os devidos créditos.
Postagem de João Manoel
(Equipe Litoralbus)
Nenhum comentário:
Postar um comentário