sábado, 31 de março de 2012

Mercedes-Benz lança ônibus escolar para zona rural












Mercedes-Benz lança ônibus escolar para zona rural

28/03/2012


SÃO PAULO - Líder de mercado no segmento de ônibus e tradicional fabricante de veículos escolares, a Mercedes-Benz está lançando o chassi OF 1519 R para transporte de alunos da zona rural. O novo modelo foi especialmente concebido para operação fora-de-estrada, garantindo robustez e resistência nas severas condições das vias não pavimentadas, com a qualidade e a confiabilidade típicas dos produtos da marca.


O chassi OF 1519 R atende todos os requisitos do edital do Ônibus Rural Escolar (ORE) do programa “Caminho da Escola”, ação do FNDE – Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação, órgão ligado ao Ministério da Educação. “Além disso, oferecemos itens exclusivos que ampliam ainda mais o nível de conforto e segurança, assegurando a qualidade no transporte de alunos da zona rural, condição essencial dessa iniciativa de inclusão educacional do governo federal”, diz Gilson Mansur, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. Entre vários requisitos, o edital do FNDE exige um motor que atenda ao PROCONVE P-7 e características específicas para uso em vias não pavimentadas, como balanço dianteiro curto (para facilitar a circulação em solo acidentado), altura elevada (visando maior proteção inferior do chassi e da carroçaria) e bloqueio no eixo traseiro (para melhorar a tração em áreas irregulares, como terrenos alagados, por exemplo).

Além de atender a todas essas exigências, o OF 1519 R vem equipado com o exclusivo freio-motor auxiliar Top Brake, que amplia a potência de frenagem e propicia menor consumo de combustível e menor desgaste dos componentes do sistema de freios e dos pneus.

O novo chassi OF 1519 R é o único do mercado a vir equipado com barras estabilizadoras na dianteira e na traseira, o que assegura mais estabilidade ao veículo e, consequentemente, mais segurança e conforto para os alunos. O eixo traseiro HL-4 reforçado garante a robustez e resistência para enfrentar o trabalho pesado da zona rural. As lonas de freio mais largas propiciam maior eficiência de frenagem.


O OF 1519 R vem com motor eletrônico OM 924 LA, com potência de 185 cv a 2.200 rpm, e torque de 71,4 mkgf entre 1.200 e 1.600 rpm.O novo chassi pode ser utilizado ainda em outras atividades do transporte de passageiros em vias fora-de-estrada, como o de funcionários de empresas que atuam em mineração, construção pesada, segmentos madeireiro e canavieiro e aplicações severas em vias não pavimentadas.

Com informações da Mercedes-Benz do Brasil

 
 Fotos: Divulgação






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sexta-feira, 30 de março de 2012

Metrobus Mexico Primeiras Unidades de Volvo 7300

A parte de las unidades de Metrobus en la ciudad de Mexico, hay tambien 41 en  Guadalajara (macrobus) , em Leon (optibus) y en en Estado de Mexico que conecta la Estacion Ciudad Azteca  de la Linea B en Ecatepec con Tecamac (Mexibus) y no mas.
Explicano mejor: la Ciudad de Mexico es el Distrito Federal como Brasilia es para el Brasil. El Distrito Federal (capital del pais) es rodeado;  com excecion de una parte en el Sur (onde colina con el estao de Guerrero cuya capital es Cuernavaca) por el estado de Mexico, cuya capital el Toluca y para no haber problema hay el pais llamado Mexico cuya capital es la ciudad de Mexico





Por Raul Hedeke
19/03/2012




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quarta-feira, 28 de março de 2012

Voyage de Aracajú

Foto de Roberto Lima


 Foto de Silvano Oliveira




Carroceria: Marcopolo Andare Class
Chassi: Volksbus 17.210 OD
Empresa: Voyage Transportes e Turismo Ltda
Prefixo: 5233

Local das fotos: Aracajú (SE)




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Halley 2653

Halley 2653


Carroceira: San Marino Thunder+
Chassi: Agrale
Empresa: Halley

Foto de Roberto Lima
Local: Aracaju(SE)  em 2007 





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Ônibus urbanos de Aracajú

 São Cristóvão 5300
Carroceria: Marcopolo Viale
Chassi: Mercedes Benz OH-1628L
Foto: Wallace Silva

  São Cristóvão 5018
Carroceria: Marcopolo Torino GV
Chassi: Mercedes Benz OF-1620/60
Foto: Roberto Lima

Tropical  4241
Carroceria: San Marino Neobus Mega
Chassi: Volksbus 17.210 EOD
Foto: Roberto Lima


Tropical  4243
Carroceria: San Marino Neobus Mega
Chassi: Volksbus 17.210 EOD
Foto: Roberto Lima 



 Local das fotos: Aracajú (SE)





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terça-feira, 27 de março de 2012

Translitoral 112


Van Executiva Personal Class


Veículo: Mercedes Benz Sprinter 313CDI
Lotação: 19 passageiros
Ano de fabricação: 2011
Possui Ar Condicionado, Poltronas Reclináveis e Radio AM/FM

Foto de João Manoel da Silva
Dta: 27/03/2012
Local: Cubatão/SP (Rodovia Anchieta - KM 61)


Conheçam a Translitoral: 







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segunda-feira, 26 de março de 2012

Piracicabana Santos 4280

Ônibus Municipal de Santos


Carroceria: Marcopolo Torino G6 - 3 Portas
Chassi: Mercedes Benz OF-1418/52
Ano de fabricação: 2011
Empresa: Viação Piracicabana
Prefixo: 4280
Placas: ESU 7580
Foto: João Manoel da Silva
Data: 26/03/2012
Local: Santos/SP





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domingo, 25 de março de 2012

NEOBUS SE AGIGANTA

Neobus + Navistar = Neostar



Empresa formará joint venture com Navistar

   A San Marino Neobus anunciou, no início do mês, que formará uma joint venture com a americana Navistar, com o objetivo de desenvolver ônibus completos (chassis e carrocerias) sob a marca NeoStar. O foco inicial estará voltado para os mercados norte e sul-americanos.

   A Navistar é uma empresa com sede no estado de Illinois, nos Estados Unidos, e tem faturamento global de anual de 15 bilhões de dólares. É proprietária da IC Bus, maior fabricante mundial de ônibus escolares, com produção anual de 16 mil veículos.

   Já a Neobus, empresa brasileira com 12 anos de participação no mercado de ônibus e com mais de 30 mil unidades produzidas, seguirá com a oferta de sua linha tradicional de carrocerias e com o lançamento de sua primeira linha de ônibus rodoviários, em 2012. Aliada à experiência em ônibus para sistemas de BRT (Bus Rapid Transport), a nova linha marcará a consolidação da empresa no segmento de veículos pesados.

   A Neobus e a Navistar firmaram um termo de compromisso não vinculante e se encontram em estágio avançado de negociações.

Fábrica no Rio

   Poucos dias após divulgar a parceria com a Navistar, a Neobus fez outra revelação importante. Vai implantar uma unidade de produção no município de Três Rios, no Estado do Rio de Janeiro.

   A nova fábrica da Neobus funcionará em uma área a ser definida, e a previsão é de que comece dentro de 150 dias, gerando cerca de 1,2 mil novos empregos quando estiver em sua capacidade máxima de produção, que deve produzir 13 ônibus por dia.

   A fábrica de Três Rios produzirá ônibus urbanos e alguns modelos de micro-ônibus. A fábrica de Caxias do Sul (RS) continuará produzindo micro-ônibus, ônibus para fretamento, ônibus das linhas BRT (Bus Rapid Transport) e BRS (Bus Rapids Service) e os modelos NeoStar.


Por Renato Siqueira (Revista Ônibus nº 66 - Fevereiro/Março-2012) 




Postagem de João Manoel da Silva

Navistar IC Bus

A Navistar é uma empresa com sede no estado de Illinois, nos Estados Unidos,  é proprietária da IC Bus, maior fabricante mundial de ônibus escolares, com produção anual de 16 mil veículos.


Segue abaixo os modelos escolares da IC BUS:













Fotos do site da empresa




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sábado, 24 de março de 2012

Rafaela Turismo 2501



Rafaela Turismo 2501


Carroceria: Marcopolo Viaggio GV1000 modificado para G6
Chassi: Plataforma Mercedes Benz
Empresa: Providencia Divina Turismo e Locação Ltda -ME
Nome Fantasia: Rafaela Turismo
Prefixo: 2501
Placas: JYB 7067

Fotos acima de João Manoel da Silva
Data: 22/03/2012
Local: Santos/SP



Foto: Rafaela Turismo (Divulgação)


Frente de G6

Outras fotos deste ônibus em:




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Breda 4100


Breda 4100



Carroceria: Marcopolo Ideale 770 - 48 lugares
Ano de fabricação: 2012
Chassi: Mercedes BenzOF-1722/59
Ano de fabricação: 2011
Empresa: Breda Transportes e Serviços S/A
Prefixo: 4100
Placas: EJW 3505

Fotos de João Manoel da Silva
Data: 22/03/2012
Local:> Cubatão/SP (Garagem)


 Nota:
Esse é o 1º de um lote de 100 ônibus (4100 ao 4199), que vão substituir os Busscar da série 23 (2300 a 2399)




Visite o site da Breda 
  






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quinta-feira, 22 de março de 2012

Comil 4x4 da Transbrasiliana



Carroceria: Comil Svelto Midi
Chassi:  Volksbus 15.190 EOD 4X4
Ano de fabricação: 2011
Empresa: Transbrasiliana

Foto: Divulgação


  


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quarta-feira, 21 de março de 2012

EMTU/SP consulta interessados em operar linhas da AVA



 EMTU/SP consulta interessados em operar linhas da AVA



 A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos - EMTU/SP solicitou às nove empresas permissionárias que atuam na Região Metropolitana de Campinas manifestação de interesse em operar 27 linhas do Sistema Comum e três do Sistema Seletivo, nos eixos Santa Bárbara - Americana e Americana - Campinas, antes operada pela  AVA - Auto Viação Americana. A solicitação foi enviada por carta na última quinta-feira, dia 15/03.

Em caráter emergencial, face à repentina paralisação das atividades, as empresas Viação Boa Vista, Auto Viação Ouro Verde, Rápido Luxo Campinas e VB Transportes assumiram a operação das linhas da AVA em 21/01/2012. Esta medida teve como objetivo principal garantir a continuidade dos serviços aos usuários.

A nova operação será feita  a título precário, por até seis meses, nos termos do Artigo 14 do Decreto nº 24.675/82. A empresa interessada deverá ter disponível em 30 dias uma frota mínima de 40  ônibus para o Sistema Regular e nove veículos para o Sistema Seletivo. Também deverá assumir os créditos eletrônicos em trânsito, estimados em R$ 2,7 milhões, para garantir o atendimento aos usuários que adquiriram o direito de viagem antecipadamente.

Critérios de avaliação

Os critérios para desempate, em caso de mais de uma empresa interessada, serão: a menor distância em quilômetros entre a garagem da empresa já cadastrada na EMTU/SP em relação ao ponto de origem das linhas a serem operadas, a idade média da frota a ser apresentada e resultados que a empresa interessada obteve no IQF (Índice de Qualidade da Frota) no ano de 2011, baseado nas inspeções realizadas pela EMTU/SP na frota que já opera no sistema em outras linhas metropolitanas na RMC.

As empresas interessadas têm o prazo de 15 dias, a contar do dia 15/03,  para entregar  na Gerência Regional de Campinas da EMTU/SP a documentação necessária para participar da seleção. A análise da EMTU/SP deve ser feita em 10 dias e a previsão é de que a população conheça a nova operadora das linhas, por meio de publicação no Diário Oficial do Estado, na segunda quinzena do próximo mês de abril.

A partir daí a empresa terá 30 dias  para disponibilizar a frota no padrão metropolitano e equipada com os validadores para a cobrança automática da tarifa. Nesta data, assumirá a operação durante seis meses, período em que ocorrerá o processo de licitação para a concessão das linhas intermunicipais da Região Metropolitana de Campinas.

Atualizado em: 19/03/2012 16:45:52

Fonte: http://www.emtu.sp.gov.br/emtu/imprensa/noticias/geral/emtu-sp-consulta-interessados-em-operar-linhas-da-ava.fss




Foto de autorida desconhecida
Local: Americana/SP

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Andorinha 5192

Andorinha 5192

Carroceria: Marcopolo G6 Paradiso 1200
Chassi: Mercedes Benz O-500 RSD
Ano de fabricação: 2007
Empresa: Empresa de Transportes Andorinha
Prefixo: 5192
Placas: NDH 1504
Linha:  - Rio de Janeiro X Campo Grande-MT
Foto: Vinícius Nascimento de Araújo
Data: Fevreiro de 2012
Local: Jacareí/SP





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Viação São Bento 1763 entrando na garagem


Ônibus urbano da São Bento que faz transporte escolar de Cubatão


Carroceria: Caio Induscar Apache S21
Chassi: Mercedes Benz OF-1417
Ano de fabricação: 2002
Empresa: Viação São Bento Transporte e Turismo Ltda
Prefixo: 1763
Placas: DAJ 1763

Fotos de João Manoel da Silva
Data: 19/03/2012
Local: Cubatão/SP



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